Recicla Sampa - Vila Olímpia é a primeira estação sustentável do Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Vila Olímpia é a primeira estação sustentável do Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Nova estação Vila Olímpia da Linha 9-Esmeralda. Foto: Divulgação

A estação Vila Olímpia da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é a primeira do tipo sustentável no Brasil desde a sua revitalização em junho deste ano.

Com o apoio financeiro da iniciativa privada, o espaço contou com uma remodelação estrutural para reduzir os impactos ambientais e poder tornar-se até 100% autossuficiente. 

Ou seja, ela conta agora com infraestrutura própria para gerar, captar e reaproveitar a maior parte dos insumos necessários à operação do local.

Entre as melhorias, está a instalação de 234 placas solares sobre a cobertura da estação, que é capaz de gerar aproximadamente 8.500 quilowatts-hora por mês. Com elas, o custo anual de R$300 mil da tarifa de energia elétrica pode ser zerado.

Além disso, o novo espaço pode captar e armazenar mensalmente a partir de 46 mil litros de água da chuva, que são destinados para irrigação de áreas verdes e limpeza dos banheiros da estação. Estima-se que 150 mil litros de água podem ser economizados mensalmente.

Também foi inaugurado um novo bicicletário com capacidade para 90 bicicletas. Com ele será possível evitar a emissão de 360 kg de CO2 diariamente. 

Para incentivar ainda mais o uso desse meio de transporte sustentável, foram instaladas canaletas nas laterais das escadas e pontos de recarga para bicicletas elétricas. 

O paisagismo da estação também foi recriado. Agora são 1.454 m² de área verde com cobertura vegetal de paredões dentro e fora do local e o plantio de árvores no jardim central. 

Nove espécies nativas foram utilizadas com potencial de reduzir o impacto de ilhas de calor, melhorar o ar e atenuar o odor de efluentes do Rio Pinheiros. 

Foto1
Painel do artista Kobra na nova estação Vila Olímpia da Linha 9-Esmeralda. Foto: Divulgação

Um painel com 10,7 metros de comprimento e 2,6m de largura foi elaborado pelo artista plástico Kobra. A criação é uma homenagem ao Rio Pinheiros e traz uma referência ao seu uso na primeira metade do século 20, quando ainda não estava poluído.

O Banco Santander, que ajudou na revitalização, ficará responsável pela manutenção mensal do espaço durante três anos e disponibilizará o projeto da reforma para outras empresas que quiserem expandir o modelo para outros locais.

Texto produzido em 16/9/2021


Últimas

Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025
Notícias

Padronização de embalagens pode ampliar reciclagem no Brasil

Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento

18/04/2025