20 de Fevereiro de 2019,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um novo e atraente negócio na área de sustentabilidade está sendo projetado no Brasil: uma usina de biogás que transforma esgoto e resíduos orgânicos em eletricidade. Sediado no Paraná, o projeto terá capacidade de produzir 2,8 de megawatts de eletricidade por meio do lixo, quantidade suficiente para abastecer cerca de 2 mil residências, de acordo com a CS Bionergia, empresa geradora de energia.
A matéria-prima para geração de energia será proveniente das estações de tratamento de esgoto e de concessionárias de coleta de resíduos que recolhem dos grandes geradores, como shoppings e restaurantes. O processo chamado de biodigestão consiste em alguns passos pararelos até sua estação final. Ao mesmo tempo que o lodo de esgoto é recebido e armazenado em um tanque, os resíduos orgânicos passam por um mecanismo de separação até ser levado ao mesmo tanque do lodo, onde acontece a biodigestão. A combinação desses materiais produzirá biogás e também biofertilizantes para a região.
A operação será realizada pela CS Bioenergia, geradora de energia da Cattalini Bioenergia e da Sanepar, e já possui a licença dada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No Brasil, esse será o primeiro empreendimento nesse modelo e a expectativa é de estimular a participação de mais empresários diante de todo potencial energético e econômico.
Fontes: Envolverde
Texto produzido em 21/01/2019
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade