15 de Janeiro de 2020,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Está presente em todo lugar: no seu aparelho telefônico, na notícia online, no modelo da smart TV da sua casa e, também, no tratamento do lixo. É por meio de máquinas altamente modernas, com tecnologias europeias, que as Centrais Mecanizadas de Triagem de São Paulo realizam a separação de materiais recicláveis, por exemplo. Mas, de que outras formas a inovação e a tecnologia estão ligadas à sustentabilidade?
De acordo com o Professor da Fundação Getúlio Vargas, Arthur Igreja, a inovação nada mais é que um novo jeito de resolver um problema que já existia, então, está diretamente ligada à vertente da sustentabilidade.
"Ela possibilita a integração de tecnologias e técnicas com um novo olhar para problemas ambientais de conservação e preservação", explica o especialista.
O desenvolvimento e a criação de produtos com foco na utilização de materiais sustentáveis ou mesmo soluções tecnológicas que possibilitem o reaproveitamento de resíduos estão entre alguns dos aspectos positivos da utilização da tecnologia para o meio ambiente.
Para o Prof. Arthur Igreja, o conceito de empreendedorismo sustentável pode auxiliar na geração de projetos em prol do meio ambiente.“Mais importante que qualquer coisa é o mind setting, ter a consciência, que era muito imatura nos anos 80 e 90”. Segundo ele, antes o objetivo era focado no impacto e viabilidade econômica. Agora, os pontos avaliados estão mais ligados aos impactos social e ambiental.
Uma parceria entre a Sociedade Zoológica de Londres, a Universidade de Londres e a Microsoft criou o projeto Technology for Nature, que tem como principal missão aumentar a resposta global de conservação por meio de inovações em tecnologia para a natureza.
Entre as iniciativas está um serviço de rastreamento de animais que registra o comportamento deles na natureza por meio de dispositivos tecnológicos. A tecnologia permite que especialistas reúnam informações para compreender melhor o funcionamento dos organismos em determinado espaço e tempo e prevejam o comportamento no futuro a fim de preservar e proteger espécies.
Que tal uma maneira fácil e tecnológica de ajudar o meio ambiente? Aplicativos sustentáveis são a saída para você baixar diretamente em seu celular dicas e sugestões para construir hábitos menos prejudiciais ao meio ambiente. Conheça algumas opções:
Manual de Etiqueta Sustentável - o aplicativo disponível para Android e iOS traz dicas para mudança de hábitos de forma simples, visando à redução dos impactos ambientais do dia a dia.
Sai desse banho - quanto tempo você leva no chuveiro? Para incentivar banhos mais rápidos, evitando o gasto abusivo de litros de água, o movimento Starts With You (SWU) criou um despertador ecológico que libera uma música muito irritante até que você desligue o aparelho e, consequentemente, saia do banho.
Cataki - precisa transportar materiais recicláveis? O aplicativo te ajuda a encontrar catadores mais próximos. Eles oferecem serviços como coleta de recicláveis, remoção de entulhos, remoção de móveis e outros itens mais volumosos.
Casa Virtual - esse é para quem deseja poupar o meio ambiente e o bolso. Controle o seu consumo de energia elétrica pelo aplicativo e calcule, em tempo real, quanto está gastando com eletrodomésticos e luz.
Yellow - repensar a maneira como você se locomove pode ser uma opção divertida. Deixe o carro em casa e alugue bicicletas ou patinetes para andar por aí. O aplicativo ainda oferece um mapa para que você identifique a Yellow mais próxima e já comece a usá-la.
Texto produzido em 05/04/2019
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade