05 de Outubro de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Festa infantil é sinônimo de diversão, mas você já reparou na quantidade de lixo que fica quando todo mundo vai embora? Pois é! E para piorar, quase todos esses resíduos são de uso único e vão impactar negativamente o meio ambiente, mesmo se descartados corretamente.
Agora você deve estar se perguntando: tá bom, já entendi, mas existem opções sustentáveis para eu organizar a festa do meu filho, neto ou sobrinho?
Bom, atitudes sustentáveis podem e devem ser incentivadas desde cedo. Afinal, as novas gerações são a vanguarda de uma necessária mudança na relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente.
Pensando nisso, o Recicla Sampa elaborou um pequeno guia com cinco medidas para você adotar na próxima festa infantil que organizar. Se liga!
Procure fazer a festa em um quintal, parque ou clube. Assim, você estará aproveitando a luz do dia e reduzirá o consumo de energia elétrica e de ar condicionado. Se a sua casa for bem iluminada e arejada, é só deixar as janelas abertas para entrar o máximo de iluminação natural.
Por que não modernizar a sua festa com o envio de convites digitais? Além de economizar com a impressão, você estará ajudando o planeta. Mas se preferir o envio de convites físicos, uma boa opção são aqueles feitos de papel reciclado, sem laminação e com tintas ecológicas.
Os convites da Papel Semente, por exemplo, são feitos de sementes personalizáveis, que podem ser plantadas na hora do descarte para virarem uma flor ou hortaliça.
Pratos e talheres costumam ser um dos maiores vilões nas festas por gerarem um grande acúmulo de lixo. Por isso, se for possível opte por utensílios reutilizáveis de vidro.
Também é possível comprar copos e pratos de papel, que são vendidos em diversas opções de decorações. Uma dica para evitar o desperdício desnecessário é anotar o nome de cada convidado para que ele utilize apenas um prato e copo durante toda a cerimônia.
Os tradicionais balões são de uso único e depois da festa são destinados aos aterros sanitários. Opte por opções biodegradáveis ou guirlandas, bandeirinhas e lanternas de papel. Essas opções decoram da mesma forma e ainda são sustentáveis.
As suqueiras são recipientes de plástico ou vidro com uma torneira, que servem para acomodar e servir diferentes bebidas. É uma forma de incentivar uma alimentação mais saudável, sem refrigerante e de reduzir o volume de lixo causado pelas garrafas PET.
Texto produzido em 5/10/2021
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas