30 de Junho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Recicla Sampa lança nesta semana um conteúdo especial com propostas de atividades de educação ambiental para professores de todo Brasil.
O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo Currículo da Cidade de São Paulo e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Disponível para download gratuito, o objetivo do material é subsidiar professores de diferentes disciplinas de cada fase do ciclo educacional com dados e evidências sobre mudanças climáticas e resíduos sólidos.
Os exercícios e propostas de atividades pedagógicas buscam apresentar, contextualizar e promover reflexões e debates acerca dessas pautas, que além de transversais, são fundamentais para a construção de um mundo ambientalmente sustentável.
Durante cada fase educacional, serão implementadas práticas educativas adequadas, permitindo que o conhecimento seja absorvido de forma gradual e contínua.
Essas práticas estarão integradas às atividades básicas do dia a dia e vão garantir uma jornada de aprendizado consistente e aplicável.
Os temas passam pelos impactos da crise ambiental e do aquecimento global, chegam ao descarte correto dos resíduos sólidos e apresentam o destino do lixo coletado pela Prefeitura na capital.
Idealizados e produzidos pelos professores Ricardo Lopes Crispino e Ana Lucia Mendonça, os materiais e conteúdos de apoio para a preparação das aulas incluem textos de introdução, minidocumentários, ilustrações, vídeos, fotos e modelos de exercícios.
“Com esse documento, buscamos criar uma base sólida de conhecimento e sensibilização para educadores sobre conceitos fundamentais de diferentes temas vinculados à sustentabilidade ambiental do planeta”, explica Ana Lúcia Mendonça, empresária da área de comunicação e mestre em Ciências Florestais.
Clique aqui e acesse o Recicla Sampa nas Escolas
Ricardo Lopes Crispino é biólogo (UNESP-RC) com experiência na área ambiental sob a ótica ecológica, assim como pela perspectiva da legislação ambiental (MSc e PhD – IOUSP), e tem mais de 25 anos de experiência na docência de disciplinas da área, atuando desde o ensino fundamental II, ensino médio, graduação, pós-graduação, ensino informal e educação ambiental.
Ana Lucia Mendonça é empresária da área de comunicação, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Florestais. Foi gestora de Unidades de Conservação e Gerente de Conservação Ambiental da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, Fundo Social de Solidariedade e Fundação Prefeito Faria Lima. Como consultora, desenvolveu importantes trabalhos para diferentes organizações, como Instituto Chico Mendes, Projeto Guri, além de ter sido pesquisadora da Fapesp.
Trabalho garante 100% de reaproveitamento dos materiais e precisa de reconhecimento justo
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos