Recicla Sampa - Plataforma troca computador velho por desconto em um novo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Plataforma troca computador velho por desconto em um novo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Programa de logística reversa da Intel garante reciclagem do lixo eletrônico. Foto: Elnur / shutterstock.com

Batizada de Recicla PC, uma parceria entre a Intel e a startup Circular Brain oferece descontos na compra de um computador novo quando um velho é descartado em um ponto de coleta ligado ao programa de logística reversa.

É simples participar. Basta entrar no site da iniciativa e passar algumas informações sobre o computador que você quer se desfazer.

A máquina, que pode ser de qualquer marca, será avaliada de forma imediata em diferentes quesitos, como estado de funcionamento e configurações.

Após essa primeira etapa, você já vai saber qual desconto será oferecido e ele pode ultrapassar R$ 1 mil nos modelos top de linha. 

Importante destacar que a maioria dos descontos não é muito alta, mas você garante alguma economia e ainda dá uma força para o meio ambiente com o descarte adequado do lixo eletrônico.

De acordo com os idealizadores, a meta é alcançar 20 mil computadores enviados para descarte correto somente neste primeiro ano de funcionamento.

O que é lixo eletrônico

O lixo eletrônico é todo objeto que possui um circuito elétrico dentro, seja esse circuito composto por uma fiação que vai ligar um motor ou, em casos mais complexos, aquele que possui placa eletrônica para tomada de decisão.

Entram na categoria de lixo eletrônico: geladeiras e freezers, micro-ondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, entre outros exemplos. Importante lembrar que CDs e DVDs, por sua composição, também entram na categoria de eletrolixo.

Como descartar lixo eletrônico

Além do projeto da Green Eletron e dos pontos de descarte oferecidos pela Prefeitura, a cidade de São Paulo abriga uma iniciativa que recicla eletroeletrônicos.

É a Coopermiti, referência brasileira em logística reversa do setor. "É muito comum as pessoas associarem lixo eletrônico só com computador e com celular. Esquecem que secador de cabelo, liquidificadores e sanduicheiras são lixos e-lixos também. Tudo que funciona com eletricidade, inclusive com pilhas e baterias, entram nessa categoria”, explica Alexandre Luiz Pereira, presidente e idealizador da cooperativa de materiais eletrônicos.

Caso você tenha em sua casa aparelhos eletrônicos que precisam ser descartados, não deixe de procurar a Coopermiti, que fica na rua João Rudge, 366, Casa Verde Baixa, zona Norte da cidade.

Confira os pontos de descarte de lixo eletrônico na capital paulista e faça sua parte!

Texto produzido em 15/7/2022


Últimas

Notícias

Agostiniano Mendel sedia 2º Congresso Nacional Escolas Lixo Zero

Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil

25/04/2025
Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025