10 de Julho de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um estúdio italiano de tecnologia, o Carlo Ratti Associati, inventou uma máquina que, além de fazer suco de laranja, imprime em 3D copos feitos a partir da casca da fruta. Aos olhos do cliente, o processo acontece de forma instantânea.
A invenção foi desenvolvida para uma empresa global de energia chamada Eni. A criação recebeu o nome de Feel the Peel e possui 3,10 metros de altura e recebe até 1.500 laranjas.
O funcionamento mecânico parece simples. As laranjas são colocadas na máquina e deslizam sobre uma estrutura circular. São cortadas pela metade dentro do equipamento e, em seguida, espremidas. Os restos são depositados em um compartimento transparente que fica na parte inferior do aparelho. Depois, as cascas são coletadas e secadas, formando um pó que é misturado com ácido polilático (PLA) e dessa forma se transforma em um bioplástico.
A matéria-prima, então, é aquecida para formar um tipo de filamento, que é colocado em uma impressora 3D, acoplada à máquina. Após isso, o material se transforma em um copo sustentável.
De acordo com a entrevista de Carlo Ratti a um portal de design, a próxima etapa é dar novas funções à tecnologia, como imprimir roupas e tecidos feitos a partir das cascas de laranja.
Atualmente, o aparelho está sendo exibido em eventos, mas já há vários locais pela Itália que receberam a novidade e a usam no dia a dia.
Texto produzido em 15/01/2020
Fonte: Casa e Jardim
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade