07 de Julho de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Começou a funcionar na última sexta-feira (27) em Lisboa um sistema pioneiro para promover a utilização de copos reutilizáveis com reembolso automático para turistas e moradores.
Os primeiros pontos de coleta e distribuição foram instalados em dois quiosques históricos da cidade, nas praças de São Paulo e do Príncipe Real, onde os consumidores já recebem suas bebidas em copos sustentáveis mediante um pagamento de aproximadamente R$ 3.
O valor é totalmente restituído no momento da devolução da embalagem, sem necessidade de cadastro prévio. Basta aproximar um cartão ou celular nas máquinas de coleta.
A iniciativa é capitaneada pela Tomra, empresa especializada em soluções de economia circular, e faz parte do sistema Rotake, que gerencia digitalmente todo o ciclo de vida dos resíduos.
O modelo chega para solucionar um problema antigo da capital portuguesa: todas as noites cerca de 25 mil copos plásticos são descartados nas áreas de entretenimento da cidade, a maioria sem qualquer estrutura de coleta e reciclagem.
De acordo com o governo local, a implantação está alinhada ao novo Regulamento Municipal de Lisboa, que proibiu o uso de copos descartáveis em eventos e estabelecimentos.
A medida exigiu a implantação de uma infraestrutura robusta, que agora começa a ser testada com forte apoio do setor hoteleiro local.
Até outubro de 2025, a expectativa é que a cidade adote um copo padronizado, o Lisbon Cup, e instale pelo menos 17 pontos de devolução na região central.
A Tomra ficará responsável por toda a logística, garantindo que os copos retornem às mãos dos consumidores em perfeito estado de uso.
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas