Recicla Sampa - Lei determina que aluno plante 10 árvores para se formar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lei determina que aluno plante 10 árvores para se formar

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Determinação estabelece que as árvores sejam criadas em áreas florestais, manguezais e reservas protegidas, além de localidades urbanas. Foto: Pixabay

As autoridades Filipinas têm desenvolvido projetos efetivos para conscientizar e educar a população sobre os impactos ambientais. Uma dessas ações foi a aprovação de uma lei que obriga os estudantes a plantarem no mínimo dez árvores para que possam se formar. Com a criação da norma, estima-se que uma única geração possa dar vida a aproximadamente 525 bilhões de árvores.

A nova diretriz, nomeada Legado de Graduação para o Meio Ambiente, torna oficial uma tradição já existente no país e tem como propósito ajudar no combate às mudanças climáticas. Cada estudante deve cultivar uma dezena de mudas a cada vez que for se graduar em um ciclo de ensino diferente. Ou seja, ao completar o fundamental, o médio e a faculdade. Ao longo de sua formação, um indivíduo deixará como herança de sua vida estudantil 30 novas árvores.

“Com mais de 12 milhões de alunos se formando no Ensino Fundamental, quase 5 milhões concluindo o Ensino Médio e cerca de 500 mil nas universidades todos os anos, essa iniciativa, se implementada adequadamente, garantirá que pelo menos 175 milhões de novas árvores sejam plantadas anualmente”, declarou o autor do projeto, Gary Alejano, ao veículo britânico Independent.

O texto da Lei estabelece que as árvores sejam criadas em áreas florestais, manguezais e reservas protegidas, além de localidades urbanas e terrenos militares. Para a escolha das espécies a serem semeadas, questões como localização, clima e topografia da área devem ser levadas em conta, dando preferência a gêneros arbóreos nativos. Diversos órgãos governamentais ficaram responsáveis por fiscalizar o cumprimento da ordem: o Departamento de Educação e a Comissão de Ensino Superior, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Departamento de Agricultura, o Departamento de Reforma Agrária e a Comissão Nacional de Povos Indígenas.

De acordo com o jornal português Diário de Notícias, as Filipinas foi um dos países que mais sofreu com a extração ilegal de madeira nos últimos tempos. No decorrer do século 20, o local viu sua taxa de cobertura florestal cair de 70% para 20%, o que tem gerado altos riscos de deslizamentos de terras e inundações em todo o território.

Fontes: Conexão Planeta, Diário de Notícias

Texto produzido em 29/11/2019


Últimas

Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025
Notícias

Padronização de embalagens pode ampliar reciclagem no Brasil

Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento

18/04/2025