11 de Maio de 2021,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Sabe aquela esponja de lavar louça, que custa baratinho e você compra e usa sem pensar? Então, ela é produzida com uma mistura de poliuretano e componentes químicos sintéticos que demoram séculos para se decompor no meio ambiente.
Pensando numa forma de resolver esse problema ambiental, a Scotch-Brite e a 3M, em parceria com a TerraCycle, desenvolveram em 2015 um projeto brasileiro de logística reversa que chegou aos dois milhões de esponjas coletadas neste ano.
Além de coletar e reciclar o material, impedindo seu nocivo impacto no meio ambiente, o projeto também inclui uma frente social que já deu aquela força para mais de 400 organizações sem fins lucrativos no país.
Mas para o projeto seguir sua história de sucesso, ele precisa da ajuda de cada um de nós. Para participar do programa, os consumidores devem se cadastrar no site da TerraCycle e juntar uma quantidade mínima de dois quilos de esponjas.
Feito isso, basta ir até uma agência dos Correios e imprimir uma etiqueta. Todo o processo é gratuito, com custo zero para quem aderir. A cada esponja enviada para a reciclagem, as empresas fazem uma doação para escolas ou ONGs escolhidas pelos participantes.
Exemplo de comprometimento com a sustentabilidade ambiental, a Irmandade Betânia promove ações sócio-educativas na região de Curitiba, capital do Paraná, e abraçou o projeto em 2018 com uma iniciativa batizada de Esponjinhas Amigas.
Nos últimos anos, a instituição criou quatro pontos de coleta no estado e os resultados são animadores. De acordo com a equipe da ONG, signatária do Pacto Global da ONU, aproximadamente oito mil esponjas já foram retiradas do descarte incorreto e encaminhadas para a reciclagem.
Como recompensa, a instituição acumulou pontos que foram revertidos em doações em dinheiro, totalmente investido no trabalho de capacitação de crianças, jovens e adultos.
Texto produzido em 11/05/2021
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade