15 de Agosto de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Organização que atua no desenvolvimento social de comunidades, a Gerando Falcões, em conjunto com uma multinacional e outros parceiros, entregou 20 casas construídas com paredes de tubos de creme dental reciclados para moradores da Favela dos Sonhos, comunidade de Ferraz de Vasconcelos (SP).
Batizada de O Poder do Sorriso, a iniciativa contemplou famílias em situação de vulnerabilidade social que viviam em abrigos precários, sob lonas, sacos plásticos e papelão.
De acordo com os responsáveis pelo projeto socioambiental, foram reaproveitadas sete toneladas de embalagens, que se transformaram nas paredes dos imóveis, devidamente equipados com parte elétrica e hidráulica, prontos para morar.
Especialistas em reciclagem explicam que os tubos têm uma composição de 75% de plástico e 25% de alumínio.
Por ser um material misto, sua reciclabilidade fica complicada, mas já há tecnologias em desenvolvimento que permitem a transformação desses resíduos em itens da construção civil, como telhas e placas ecológicas.
Mas infelizmente, apesar de alguns projetos-piloto aqui e ali, nenhum grande fabricante do setor implantou um sistema de logística reversa para garantir seu reaproveitamento em larga escala no Brasil.
Para Rodrigo Vieira, especialista em Urbanismo Social da ONG, o projeto é importante por colocar o desenvolvimento sustentável a serviço das pessoas.
"É um suporte de ressignificação do meio ambiente para o uso humano. A gente pode construir, a partir de resíduos e materiais recicláveis, casas que tenham conforto e qualidade, tanto estética, quanto estrutural para que as famílias tenham direito à moradia digna”, diz Vieira.
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas