Recicla Sampa - Hugo Boss lança sapato sustentável feito a partir de folhas de abacaxi
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Hugo Boss lança sapato sustentável feito a partir de folhas de abacaxi

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Revestido por um tecido natural criado por meio das fibras da fruta, sua sola é composta por material que pode ser reciclado para compor outros produtos. Foto: Reprodução / Hugo Boss

Já imaginou um sapato de couro 100% vegano? É o que a grife alemã Hugo Boss anunciou para o mercado da moda. Voltado para o público masculino, o tênis é produzido apenas com itens naturais. Segundo a marca, “toda e qualquer parte do tênis foi projetada com inovação e sustentabilidade em mente”. E de fato é o que acontece:  revestido por um tecido natural criado por meio das fibras das folhas do abacaxi, sua sola é composta de poliuretano termoplástico (TPU), material que pode ser reciclado para compor outros produtos, e seu cadarço é feito de algodão puro.  

A história do couro sustentável nasceu por meio da designer Carmen Hijosa. Chocada com o impacto ambiental da produção em massa de couro após trabalhar 15 anos nesse setor, ela decidiu buscar alternativas sustentáveis para o produto. A ideia casou com uma viagem que a espanhola realizou para as Filipinas. Lá, se deparou com diversas plantações de abacaxi e notou que uma grande quantidade de folhas era descartada. Sua ideia imediata foi a de estudá-las, a fim de dar uma utilidade a elas.

Sete anos de pesquisa e desenvolvimento deram origem ao Piñatex, um tecido natural criado por meio de fibras das folhas do abacaxi, responsável por oferecer um impacto mínimo ao meio ambiente. Como as folhas são o subproduto da fruta e muitas vezes não são comercializadas ou aproveitadas, seu uso para a produção natural de um tecido gera um fluxo de renda adicional para as comunidades agrícolas, além de poupar o couro animal.

Com o objetivo de oferecer um produto com baixo impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida, Carmen uniu moda e sustentabilidade de maneira responsável. Segundo a criadora, o design é uma ferramenta de conexão entre as pessoas, a economia e o meio ambiente.

"A partir dessa comunhão, a compreensão e o respeito de novas ideias e produtos com integridade podem surgir", explica no portal da Piñatex.

O produto está à venda em lojas físicas da marca e pelo site da Hugo Boss. Disponível nas cores azul, amarelo, marrom e preto, suas tintas também foram produzidas a partir de plantas e a caixa onde são vendidos é feita de papel reciclável e biodegradável. Vale ressaltar que sua edição é limitada!

Fontes: The Unit Planet, Piñatex, Hugo Boss

Texto produzido em 10/06/2019


Últimas

Notícias

Agostiniano Mendel sedia 2º Congresso Nacional Escolas Lixo Zero

Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil

25/04/2025
Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025