07 de Abril de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Gigante brasileira do ramo dos calçados e artigos esportivos, a Alpargatas anunciou em julho do ano passado o início das atividades de um programa global de logística reversa para coletar e encaminhar para a reciclagem os chinelos descartados pelos consumidores.
A iniciativa foi um sucesso e já conta com 40 urnas espalhadas pelo Brasil, além de 87 em diferentes países da Europa. Agora, em uma parceria com as Casas Bahia, o projeto Havaianas ReCiclo estende sua atuação para o litoral de São Paulo.
De acordo com informações divulgadas no site da marca, a empresa vai instalar urnas coletoras nas cidades da baixada santista e do litoral norte do estado.
Idealizada em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos, a iniciativa busca um ciclo de vida sustentável para os mais famosos chinelos de dedo do mundo.
Depois de recicladas, as sandálias são transformadas em tapetes de borracha, tatames e pneus para carrinhos de mão.
A ideia é minimizar os impactos ambientais e estimular as transformações sociais através da economia circular.
O programa já beneficiou mais de 300 famílias vinculadas às cooperativas responsáveis pelo processo de coleta e triagem dos produtos.
CMO da Alpargatas, Fefa Romano conta que o projeto, ao apresentar métodos de descarte adequado para seus calçados, também pretende promover a responsabilidade ambiental entre os consumidores.
“O programa tem o compromisso de conscientizar o consumidor sobre a importância do descarte correto dos produtos e garantir o acesso para essas soluções sustentáveis”, afirma Fefa.
Clique aqui e encontre os pontos de coleta do programa Havaianas ReCiclo
Texto produzido em 7/4/2022
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade