Recicla Sampa - Empresa italiana cria tecido de luxo a partir do bagaço da laranja
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa italiana cria tecido de luxo a partir do bagaço da laranja

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa faz peças de vestuário exclusivas para marcas de luxo. Foto: Divulgação / Orange Fiber

Já imaginou tecidos de alta qualidade para o setor da moda de luxo sendo produzidos a partir do bagaço da laranja? É o que a Orange Fiber está fazendo. Fundada em 2014, a empresa italiana produz uma seda a partir da celulose da fruta cítrica com o insumo reaproveitado da indústria italiana de suco de laranja.

Foi pensando no aumento do consumo de alimentos processados e na quantidade de subprodutos naturais eliminados que Adriana Santanocito, criadora e sócia-fundadora da marca resolveu investir na produção.

"Aproveitando uma oportunidade onde outros viam apenas um problema, temos desenvolvido um processo industrial virtuoso que nos permite reduzir o desperdício e a poluição, transformando a indústria de citros em um novo recurso para o mundo da moda", contou Adriana Santanocito no site oficial.

A iniciativa nasceu de uma tese proposta por Adriana, que acompanhou de perto a fase de pesquisa e desenvolvimento do projeto com a colaboração da Universidade Politecnico di Milano. O estudo deu origem ao primeiro tecido cítrico do mundo, apresentado inicialmente em duas versões: cetim liso e renda. Ao lado de Enrica Arena, também sócia-fundadora da empresa, Adriana já conquistou diversos prêmios na área de inovação e empreendedorismo, como o de Mudança Global da Fundação H&M, organização que fomenta projetos de sustentabilidade.

De acordo com o site oficial, a visão da marca se baseia na inovação, sustentabilidade e qualidade para tornar o mundo em que vivemos melhor. "Um sonho tornado realidade através da criação de um processo inovador que nos permite transformar o subproduto da indústria de processamento de citrinos num tecido elegante para a moda".  Atualmente, a marca produz coleções de peças de vestuário produzidas exclusivamente com o tecido que vem para revolucionar a moda de luxo.

 

Fontes: Hypeness,Orange Fiber

 

Texto produzido em 23/01/2019


Últimas

Notícias

SP lidera ranking nacional da destinação correta de recicláveis

Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país

03/04/2025
Notícias

Brasil registra aumento de 14% na reciclagem de PET

País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva

02/04/2025
Notícias

Curso gratuito da UMAPAZ ensina beabá da reciclagem em SP

Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos

01/04/2025
Notícias

Bienal do Lixo 2025 acontece em maio no Pq. Villa Lobos

Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade

31/03/2025