Recicla Sampa - Cooperativa Crescer impulsiona reciclagem no Carnaval de SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cooperativa Crescer impulsiona reciclagem no Carnaval de SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Equipe da Crescer responsável pela coleta dos recicláveis no bloco Ano Passado Eu Morri.

O cortejo do Bloco Ano Passado Eu Morri mostrou que Carnaval e responsabilidade socioambiental caminham lado a lado.

A operação de coleta seletiva estruturada para o evento garantiu organização, eficiência e destinação correta dos resíduos gerados durante a festa.

A ação contou com planejamento operacional adequado, alta recuperação de materiais e triagem qualificada na Cooperativa Crescer.

Todo o volume coletado seguiu para destinação ambientalmente correta, com impactos ambientais, sociais e econômicos mensurados ao fim do processo.

O resultado reforça a importância da gestão sustentável em grandes eventos culturais.

Foram 1,74 toneladas de materiais recicláveis recuperados, que evitaram a emissão de aproximadamente 7,9 toneladas de dióxido de carbono.

A iniciativa também proporcionou economia de milhares de litros de água e de milhares de quilowatts hora de energia, além de fortalecer a inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras envolvidos na cadeia da reciclagem.

A realização da coleta seletiva evidencia o amadurecimento socioambiental da comunidade organizadora e do público participante, que incorporam práticas sustentáveis de forma progressiva ao calendário festivo da cidade.

O modelo adotado demonstra que eventos populares podem reduzir impactos, gerar renda e promover educação ambiental.

Mais do que uma ação pontual, a experiência consolida o entendimento de que sustentabilidade se constrói com planejamento, parcerias e valorização dos profissionais responsáveis por fazer a reciclagem acontecer.


Últimas

Notícias

Projeto de Lei contra lixo plástico completa dois anos parado no Congresso

Texto quer restringir fabricação e comercialização de plásticos de uso único no Brasil

06/03/2026
Notícias

CNJ defende contratação remunerada de cooperativas de reciclagem

Catadores são responsáveis por cerca de 90% de todo o material reciclado no país

05/03/2026
Notícias

Chile proíbe plástico descartável em restaurantes

Lei exige utensílios reutilizáveis e amplia garrafas retornáveis nos estabelecimentos

02/03/2026
Notícias

Cooperativa Crescer impulsiona reciclagem no Carnaval de SP

Foram 1,74 toneladas de recicláveis recuperados durante Bloco Ano Passado Eu Morri

27/02/2026