07 de Abril de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Desde março, milhares de moradores da capital paulista estão seguindo as recomendações do governo estadual e municipal e ficando em casa para colaborar contra a propagação do coronavírus. Desde então, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) aponta que houve um crescimento de 14% na coleta seletiva em São Paulo.
Ficar confinado em casa fez com que os munícipes aderissem ainda mais ao hábito de reciclar. Com isso, a Prefeitura garantiu o funcionamento da coleta porta a porta e a operação das duas Centrais Mecanizadas de Triagem, maquinários tecnológicos que separam os resíduos por tipo e cor. Saiba mais aqui.
Durante o mês de março, foram coletadas cerca de 7.741 toneladas de materiais recicláveis, aproximadamente 13% a mais do que o mesmo período do ano passado, que registrou 6.860.
“Esse crescimento é muito positivo para a cidade e atribuímos a ele, não somente ao período de isolamento social, mas também às ações de educação ambiental que trabalhamos constantemente, como o movimento Recicla Sampa”, comenta Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.
Dados ainda mais recentes, referentes aos dois primeiros dias de abril, já apontam um acréscimo de 30% de resíduos recicláveis comparado ao mesmo período do ano anterior. “Esperamos que ao final desta crise, saiamos mais conscientes e com novos e melhores hábitos, dentre eles o da reciclagem”.
No mesmo período, também foram analisados os resíduos de saúde e o da coleta domiciliar comum (não reciclável). Eles se mantiveram estáveis com uma variação de até menos 3%. Contata-se que, com o fechamento do comércio de pequenos geradores, há um equilíbrio entre uma possível maior geração de resíduos nas residências e menor nos estabelecimentos comerciais.
Para realizar o descarte correto, a Prefeitura recomenda reforçar os sacos de lixo. Os resíduos deverão ser ensacados duas vezes em sacos resistentes, descartáveis e com enchimento de até dois terços da sua capacidade. Essa medida busca evitar o contato dos coletores com possíveis resíduos contaminados.
Confira mais dicas sobre como lidar com os seus resíduos durante a pandemia.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Texto produzido em 07/04/2020
Trabalho garante 100% de reaproveitamento dos materiais e precisa de reconhecimento justo
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos