Recicla Sampa - Coleta de lixo durante a pandemia
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Coleta de lixo durante a pandemia

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Confira as medidas de segurança para o descarte correto. Foto: Recicla Sampa

Durante o período de quarentena para combater o COVID-19, alguns cuidados simples da população podem garantir a saúde e proteção dos profissionais que zelam pela cidade e não podem parar.

Os coletores de resíduos continuam trabalhando pelas ruas da capital paulista recolhendo o que foi gerado pelos moradores. É importante que nessa época de isolamento, as pessoas ensaquem duas vezes os materiais descartados e façam um nó bem forte. Os sacos devem ser resistentes, descartáveis e enchidos com até dois terços da capacidade. A medida visa evitar o contato dos trabalhadores com possíveis resíduos contaminados.

Foto1
É importante que nessa época de isolamento, as pessoas ensaquem duas vezes os materiais descartados e façam um nó bem forte. Foto: Recicla Sampa

Apesar de usarem luvas e outros equipamentos de proteção, os colaboradores podem ficar expostos ao vírus e outras bactérias, caso uma sacola esteja mal fechada ou tenha rasgos. Por isso, colaborar com atitudes simples, como reforçar os sacos é extremamente necessário nesse período. Em sua página no Instagram, a Loga, uma das concessionárias de limpeza urbana que atua na coleta de resíduos na capital paulista, fez um vídeo curto e objetivo mostrando qual a melhor forma para ensacar os materiais nessa época de isolamento. Acesse aqui

Outra preocupação é o descarte de luvas e máscaras de proteção que estão sendo usadas pela população nessa época. Esses materiais não devem ser jogados no lixo reciclável, pois correm o risco de estarem contaminados. É importante estar atento a isso para preservar a saúde daqueles que estão zelando pela cidade. 

Nesse cenário, haverá reforço na frota de veículos de saúde e a coleta dos resíduos domiciliares comuns pode atrasar até três horas depois do horário programado, devido ao reajuste nos horários de entrada dos coletores. Sem previsão de suspensão. 

Foto1
Descarte corretamente luvas e máscaras usadas. Foto: Recicla Sampa

Houve mudanças nos 104 ecopontos espalhados pela cidade. Nos locais, como medida de prevenção, os funcionários não estão mais manuseando os resíduos deixados pelos moradores. Agora, o descarte deve ser feito direto nas caçambas ou nos pontos de entrega voluntária (PEV’s).

As ações foram recomendadas pelo “Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos em Situação de Pandemia” criado pela Prefeitura de São Paulo e pela Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).

Foto1
Fique de olho na variação dos horários de coleta. Foto: Recicla Sampa
Foto1
#ficaemcasa. Foto: Recicla Sampa

Fonte: Amlurb

Texto produzido em 27/03/2020


Últimas

Notícias

Catadores coletaram 4,5 milhões de toneladas de recicláveis em 2023

Trabalho garante 100% de reaproveitamento dos materiais e precisa de reconhecimento justo

04/04/2025
Notícias

SP lidera ranking nacional da destinação correta de recicláveis

Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país

03/04/2025
Notícias

Brasil registra aumento de 14% na reciclagem de PET

País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva

02/04/2025
Notícias

Curso gratuito da UMAPAZ ensina beabá da reciclagem em SP

Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos

01/04/2025