20 de Abril de 2023,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Localizado na zona leste da capital, o Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola particular de São Paulo a assumir o Compromisso Lixo Zero.
O termo foi assinado em junho do ano passado e formalizou o comprometimento da instituição com as metas do Lixo Zero Brasil, nosso representante na Zero Waste International Alliance (ZWIA).
De acordo com a equipe do Agostiniano, os principais objetivos da iniciativa são repensar hábitos de consumo e promover mudanças de comportamento individuais e coletivos.
“Tínhamos duas metas. A primeira era reduzir em 50% o volume de resíduos enviados para os aterros, meta essa que acabamos de alcançar”, comemora Luciana Barão, professora e coordenadora do projeto.
“Em menos de um ano, conquistamos o Selo Rumo ao Lixo Zero, com uma taxa de desvio de aterro sanitário de 52,7%. A segunda meta é aumentar, até 2024, essa taxa para 90%. Continuaremos com novas ações e pretendemos servir de inspiração para outras instituições”, completa a educadora.
O Compromisso com o Lixo Zero é uma opção para as empresas ou eventos que iniciaram sua caminhada rumo à Certificação Lixo Zero.
Ele representa um comprometimento da organização com a sociedade e estabelece metas e prazos até o certificado final.
Já a Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de no mínimo 90% de resíduos corretamente gerenciados e destinados.
Ela tem validade de um ano e é necessário passar por uma auditoria para obtê-la.
De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta por meio de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.
Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.
No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.
Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.
Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade
Centenas de brinquedos foram distribuídos aos filhos dos trabalhadores da Coopercaps