04 de Fevereiro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com pequenas mudanças de hábitos, como reutilizar itens, recusar plásticos descartáveis e planejar compras, é possível diminuir o impacto ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.
Abaixo, organizamos uma lista com cinco dicas para você reduzir a geração de lixo na sua rotina.
Reutilize e recuse descartáveis
Leve ecobags ao mercado e evite sacolas plásticas. Tenha um copo reutilizável no trabalho e recuse canudos, talheres e embalagens de plástico em padarias e restaurantes.Recuse plásticos de uso único!
Reduza o desperdício de alimentos
Planeje suas compras para evitar excessos. Aproveite cascas, talos e sobras em novas receitas, como sopas e bolos. Estude sobre compostagem, uma solução simples para transformar resíduos orgânicos em adubo e reduzir o lixo doméstico.
Repense e escolha produtos com menos embalagens
Dê preferência para produtos a granel, que dispensam embalagens desnecessárias. Escolha marcas que usam materiais recicláveis e evite frutas e legumes embalados em isopor ou plástico filme.
Recicle e reuse tudo que for possível
Separe resíduos recicláveis e descarte-os corretamente. Aumente ao máximo a vida útil de itens sem reciclabilidade, como eletrônicos ou móveis. Evite jogar fora roupas e objetos em bom estado: doe para quem precisa.
Conscientize-se e inspire
Compartilhe suas práticas sustentáveis com familiares e amigos. A conscientização coletiva é essencial para ampliar o impacto positivo e construir hábitos mais responsáveis.
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento