02 de Junho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Brasil reciclou 100% das latinhas de alumínio que foram colocadas no mercado em 2022, é o que informa uma pesquisa da Recicla Latas, entidade responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa do setor no Brasil.
O levantamento contou com apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e os dados foram certificados por empresas de auditoria independentes.
De acordo com os números divulgados para a imprensa, 390 mil toneladas de sucata de latinhas acabaram recicladas, montante equivalente às 31 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes no ano passado.
Ainda segundo a pesquisa, o índice de reciclagem de 2022 é o maior da série histórica e superou o de 2021, que chegou próximo dos 99%.
Nos últimos 15 anos, a média está acima de 95%, colocando o Brasil como campeão mundial da reciclagem de alumínio.
Na prática, a reciclagem das latinhas evitou na última década a emissão de mais de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, gerou milhares de empregos e injetou aproximadamente R$ 6 bilhões anualmente na economia.
Atualmente, são 36 centros de coleta em 19 estados, além de centros de laminação e reciclagem, e de 25 fábricas da embalagem espalhadas por todas as regiões do país.
“Esse resultado comprova mais uma vez que o sistema de logística reversa brasileiro das latas de alumínio é robusto e maduro. Nossos associados continuam aperfeiçoando esse modelo e mantendo nossos índices em patamares elevados, inclusive em cumprimento aos compromissos que assumimos com o Ministério de Meio Ambiente”, destaca Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas