02 de Janeiro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com apoio de 17 grandes empresas, a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) impulsionou nos últimos sete anos a reciclagem no país.
De acordo com dados divulgados recentemente, por meio do programa Reciclar Pelo Brasil, a entidade recuperou no período cerca de 766 mil toneladas de lixo reciclável.
A iniciativa tem como objetivo aumentar o volume de resíduos reciclados, ampliar o faturamento de cooperativas e associações, e melhorar a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos.
“Dedicado ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o programa se baseia em transparência, responsabilidade e foco nos resultados”, informa a ANCAT em seu site.
A plataforma atua com assessoramento técnico e investimentos diretos nas cooperativas selecionadas para a qualificação da atividade e o desenvolvimento econômico das organizações.
Seus eixos de desenvolvimento são: gestão de pessoas, regularização jurídica e contábil, gestão administrativa e financeira, gestão operacional e de produção, vitalidade associativa, infraestrutura e equipamentos, relacionamento externo e parcerias.
De maneira colaborativa, os participantes definem as estratégias de atuação e suas ações são organizadas e executadas pela ANCAT, responsável por capitanear o projeto.
Atualmente, o Reciclar pelo Brasil é considerado o maior programa de logística reversa inclusiva do país, já está presente nos 27 estados e comercializou R$ 429 milhões em materiais recicláveis.
Desde 2017, foram 28 mil catadores e catadoras impactados pelo programa, sendo a maioria mulheres (55%).
Data para reforça papel da gestão correta dos resíduos para a sustentabilidade ambiental
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país