10 de Dezembro de 2019,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O que você faz com os seus tênis quando eles não podem mais ser usados? Foi pensando no futuro e na destinação correta de resíduos, que a Adidas desenvolveu o primeiro calçado 100% reciclável, que pode ter suas partes reutilizadas. O modelo foi inspirado no sistema de economia circular, que tem como pilares a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Diferentemente dos outros sapatos, onde seus componentes dão origem a um objeto totalmente modificado, a matéria-prima do lançamento da Adidas será incorporada na produção de um novo par. Por enquanto, somente 10% do antigo utensílio pode ser reaproveitado na fabricação de um novo. A marca agora trabalha para que essa porcentagem aumente.
A maioria dos tênis esportivos, utilizado por atletas ou praticantes de esportes e atividades físicas, é produzido com uma mistura de elementos agregados. Essa prática acaba impossibilitando o reaproveitamento desses itens que são enviados a lixões e aterros sanitários.
Batizado de FUTURECRAFT.LOOP, o item é feito de poliuretano termoplástico (TPU) reciclável e não possui cola. “O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração da nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto”, afirmou Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas, em publicação no site Ciclo Vivo.
Resultado de quase uma década de pesquisas, o tênis inovador deve demorar um pouco até chegar ao grande público. Apenas 200 exemplares foram confeccionados, como parte de um projeto-piloto. Pessoas selecionadas pela instituição serão responsáveis por realizar testes ao longo dos próximos meses. A previsão é de que até o segundo semestre de 2021 o produto chegue oficialmente às prateleiras do mundo todo. Junto ao anúncio da criação, a empresa divulgou um pequeno documentário sobre o processo de concepção que você pode conferir aqui.
Fontes: Ciclo Vivo, Época Negócios, Hypeness
Texto produzido em 01/08/2019
Anuário da Reciclagem 2024 reforça importância das cooperativas de catadores no país
País reciclou 410 mil ton. em 2024, mas enfrenta desafios com falta de coleta seletiva
Conteúdo focou na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos
Evento gratuito convida público a refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade