14 de Outubro de 2020,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um relatório da Organização Internacional do Café apontou que mais de 164 milhões de sacas de 60 quilos do produto foram consumidas no mundo durante o último ano. Imagina beber toda essa quantidade de café em copos descartáveis? Já parou pra pensar no volume de plástico, utilizado? Vale lembrar que o material demora em torno de 200 anos para se decompor no meio ambiente.
Pensando no problema, a empresa italiana de cafés, Lavazza, criou uma xícara que pode ser consumida após tomar a bebida. O objetivo da invenção é reduzir o impacto do material e tornar o processo mais sustentável.
O produto é feito de uma massa podre moldada e assada em formato de uma xícara de expresso. O material é composto por um biscoito de glacê especial de açúcar que é resistente ao calor do café. Apesar de ser algo inovador, os itens ainda não foram lançados efetivamente no mercado para o consumidor final. Por enquanto, a novidade está à venda somente para empresas como cafeterias, mas a notícia já parece excelente!
Fonte: Green Me
Texto produzido em 29/05/2020
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil